terça-feira, 5 de abril de 2011

Mocidade

Eclesiastes 11:9 "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recrei-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam aos teus olhos; sabe PORÉM, QUE DE TODAS ESTAS COISAS DEUS TE PEDIRÁ CONTAS."

Tem alguns dias que venho pensando nesse versículo, e todos os dias a minha ideia se firma mais e mais. Principalmente depois da exeperiência que tive sexta-feira, ao falar de Jesus para uma menina que estuda em minha escola, ela me disse: "Tati, eu aproveito muito a minha vida, eu sou jovem, e quero aproveitar a minha juventude." Isso trouxe uma tristeza muito grande ao meu coração, e eu começei a me perguntar, porque os jovens não querem aproveitar a sua juventude ao lado de Jesus? Por que as pessoas olham para nós cristãos como pessoas tristes? Sendo que temos tudo para sermos as pessoas mais felizes da terra, somos chamados para levar a alegria em vez de pranto (Isaías 61:3). E com isso comecei a me perguntar, "Com quais olhos as pessoas do mundo olham para nós? Quando eles olham para nós ele vêm o que? Tristeza? Ou a alegria da salvação? Santidade? Ou pecado?"

E isso começou a gerar mais e mais questões dentro do meu coração, e eu cheguei a triste conclusão... De que nós jovens cristãos, temos mostrado mais tristeza, mais falta de fé, mas desespero, mais impaciência em esperar o tempo de Deus. E quando cheguei a essa conclusão fiquei mais triste ainda em pensar, que existem tantos jovens que não tem tido sabedoria em esperar o tempo de Deus, que tem se deixado influenciar pelo mundo e pelas coisas do mundo. Exitem tantos jovens com mascáras que dentro das igrejas são pessoas maravilhosas, servos, diante de seus pastores são as os super-crentes, super herois gospeis e diante do mundo não tem sindo sal, e luz para o mundo.

E nisso eu lembro que tudo o que fazemos aqui na terra Deus nos pedirá conta. Então nós jovens, temos que pedir sabedoria a Deus, para que possamos ser cristãos verdadeiros, sem mascáras, com uma aliança de santidade e de compromisso com Ele, que venhamos a ser luz do mundo, e sal da terra, pescadores de homens, e venhamos viver e levar a alegria do Senhor para todos, para que outros jovens desejem vive completamente para Cristo. Para que através das nossas vidas, do nosso testemunho de vida (Como fala o meu Pastor: Pessoas do mundo não leem a biblia, mas leem a nossa vida.), do nosso compromisso com Deus, muitas pessoas se entreguem a Ele.

2 comentários:

  1. Verdade né Tati, o negócio tá feio... cada dia mais vemos pessoas se desviando do caminho de Deus, se entregando as paixões da carne, e muitas das vezes não fazemos nada. E esse nada não é apenas deixar de pregar o evangelo, mas é deixar de dar testemunho, ninguém vai querer entrar em barco furado!
    Que Deus taga a alegria aos nossos corações, para que através das nossas vidas outras venham ser impactadas pelo amor e a graça de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati, você tem razão. É até engraçado, ontem eu estava tendo uma conversa com um discípulo meu que é adolescente, e ele tava falando sobre algumas coisas que ele fez há pouco tempo, tipo, nada de grave, mas também nada que se deve passar a mão na cabeça, mas só um bate papo mesmo. Apesar de o assunto principal de ontem não ser absolutamente o versículo que você citou, porém, conversei bastante sobre ele a respeito de exemplos que se deve dar, inclusive para com os discípulos dele.

    Enfim, o rumo da conversa de ontem foi a respeito de 2Tm 2:22, que diz “Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração.”

    Tenho observado nos dias de hoje, que os jovens e adolescentes tem buscando desenfreadamente pelos tais “caminhos que satisfazem o teu coração e agradam aos teus olhos”, porém, tem se esquecido da parte “sabe, PORÉM, QUE DE TODAS ESTAS COISAS DEUS TE PEDIRÁ CONTAS”. Sendo que no meio em que eu vivo, as “paixões da mocidade” tem sido a barreira que realmente tem desviado o foco da juventude de hoje, deixando de lado a comunhão com as pessoas e até mesmo Deus. Mesmo sabendo que "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." (Ec3:1-8).

    No entanto, o que há que ser feito hoje nas igrejas, é estabelecer novos padrões de santidade, para que as pessoas deixem de lado as estruturas contaminadas que tem se adentrado em nosso meio, e aprender a abrir mão de tais estruturas, que tem nos distanciado de Deus, sabendo que “²¹Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. ²²Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? ²³E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt7:21-23).

    Enfim, boa sorte Tati, com este blog, e que Deus continue te usando para falar aos corações das pessoas que necessitam ouvir a Palavra de Deus, e até mesmo o “Arrependam-se”.
    Fiquem com Deus.
    Bjãooo.


    PS: Desculpe pelo "livro" hahahaha.

    ResponderExcluir